Valorfito

A cerimónia dos “Prémios Valorfito é um evento que firma o reconhecimento público do Valorfito aos seus Pontos de Retoma pelo excelente trabalho de colaboração. Esta iniciativa visa premiar e reconhecer publicamente o desempenho dos pontos de Retoma, de acordo com o estabelecido no respetivo Regulamento. Ler Regulamento

2018
VALORFITO RETOMA MAIS DE METADE DAS EMBALAGENS EM 2018

Foi na passada sexta-feira, 29 de março, em Coimbra que 12 empresas portuguesas
viram o seu trabalho distinguido na 7ª Edição dos Prémios Valorfito.

A sustentabilidade do sector agrícola português esteve em destaque neste sétimo encontro anual que visa reconhecer e mobilizar o sector agrícola e convidar todos os parceiros para o debate e reflexão sobre o estado da atividade. Os números de 2018 trazem não só novidades no que respeita ao crescimento das taxas de recolha, mas também importantes desafios de crescimento nacional, demonstrando a força de um sector cada vez mais preocupado com o caminho para a eficiência e sustentabilidade na agricultura.

O local escolhido para a cerimónia foi o Convento S. Francisco, em Coimbra, onde o sector agrícola esteve reunido para recordar boas práticas, contabilizar resultados, estabelecer metas e propor novos desafios, ao mesmo tempo que premiou aqueles
que mais se destacaram durante o ano 2018.

Balanço positivo no que respeita às práticas nacionais, registando-se uma taxa de retoma de mais de metade das embalagens dos produtos fitofarmacêuticos distribuídos no nosso país – 52% – com uma subida expressiva da quantidade de resíduos recolhidos (perto de 4 toneladas), face a 2017.

Beja foi o distrito que liderou em 2018, com uma taxa de recolha de 111,1%, uma percentagem ascendente comparativamente a anos anteriores. Além disso, destaque ainda para as quantidades declaradas, que cresceram 5,6% contrariando as previsões. A quantidade de embalagens recolhidas subiu 7,7%.
Os principais desafios continuam a ser as taxas de recolha de biocidas e sementes para uso profissional, facto que começa a ser colmatado com a implementação de novos pontos de retoma a nível nacional.

À semelhança de anos anteriores, os prémios deste ano gratificaram o empenho dos Pontos de Retoma nacionais para três categorias principais: o prémio Crescimento, de âmbito regional, atribuído a 8 parceiros e que distingue o maior crescimento na região face ao ano anterior; o prémio Cooperativa, que releva o maior crescimento nacional em 2018 para o setor cooperativo;
e, com grande destaque, o prémio Excelência, o galardão mais desejado da noite, e que distingue o TOP 3 das boas práticas para critérios tanto quantitativos quanto qualitativos.

Especial atenção para a edição deste ano onde todos os nomeados são distinguidos com Menção Honrosa pelo trabalho desenvolvido em prol do sector ao longo do ano.
Para o diretor-geral da Valorfito, António Lopes Dias “Este é o momento de agradecer aos nossos parceiros por renovarem todos os anos o seu compromisso connosco e por fazerem, todos os dias, o possível e o impossível, para que Portugal seja entendido como um país-modelo para o tema da sustentabilidade. Espelho disso são os resultados crescentes e positivos que registámos em 2018 e que nos permitem traçar novos caminhos e estabelecer novas e desafiantes metas”.

Seguiu-se a entrega dos prémios, relevando quem mais se destacou entre as dezenas de pontos de retoma nomeados. No total foram 12 os premiados sendo que todos os restantes nomeados foram distinguidos com um diploma de honra pelo seu
compromisso com as boas práticas na actividade agrícola.

Dos mais de 1000 Pontos de Retoma Valorfito no Continente e nas Regiões Autónomas, destacam-se os três vencedores do prémio Excelência: a empresa Amândio Machado, Lda; Fitomoz, S.A e Louricoop. com o 1º, 2º e 3º lugar respectivamente.
A cerimónia permitiu ainda relembrar o investimento do valorfito num reforço de comunicação e sensibilização desenvolvido junto dos pontos de retomas e agricultores de menor dimensão, com especial foco nos dois novos fluxos – sementes e biocidas.

PRÉMIOS E PREMIADOS VALORFITO 2018
Prémios Nacionais
1º LugarAmândio Machado, Lda.
Exelência2º LugarFitomoz, S.A.
3º LugarLouricoop
CooperativaLouricoop | Cooperativa de Apoio e Serviços do Concelho da Lourinhã

Prémios Regionais

Algarve e IlhasEmbalgarve, Lda.
AlentejoFitomoz, S.A.
RibatejoLavritejo, Lda.
OesteAduboeste, Lda.
Interior CentroFernando & Silva, Lda
Interior NorteZona Agro, Lda.
Litoral CentroMoreira & Laranjeiro, Lda.
Litoral NorteCasa Ag. Francisco Carvalho de Oliveira, Lda.

Veja aqui a galeria de fotografias do evento

2017
BOAS PRÁTICAS DO SECTOR AGRÍCOLA PORTUGUÊS DISTINGUIDAS

A sustentabilidade do sector agrícola português esteve em destaque na 6.ª edição dos Prémios Valorfito, que teve lugar na passada sexta-feira, dia 16 de março. Os prémios que visam reconhecer e mobilizar o sector agrícola acontecem anualmente e são também um momento para o debate e reflexão da atividade. Os números de 2017 mantêm-se estáveis, apesar de ligeira diminuição registada da taxa de retoma, demonstrando a força de um sector cada vez mais preocupado no seu caminho para a eficiência e sustentabilidade na agricultura.

Pelo sexto ano consecutivo, o sector agrícola esteve reunido para recordar desafios, contabilizar resultados e premiar as melhores práticas agrícolas. Assente na missão da retoma das embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos, em 2017 o Sistema voltou a contar com o suporte dos agricultores, de uma vasta rede de Pontos de Retoma e do operador Ambimed.

Os prémios deste ano gratificaram o empenho dos Pontos de Retoma nacionais para três categorias principais: o prémio Crescimento, de âmbito regional, que distingue o maior crescimento na região face ao ano anterior; o prémio Cooperativa, que releva o maior crescimento nacional em 2017 para o setor cooperativo; e, com grande destaque, o prémio Excelência, que é o galardão mais desejado da noite, e que distingue as boas práticas para critérios tanto quantitativos quanto qualitativos. Para além de premiar os pontos de retoma, o Valorfito inclui nesta iniciativa uma importante ação solidária, convidando os pontos de retoma a indicar uma instituição de solidariedade social à sua escolha, a quem é atribuída uma verba no valor de 250 ou 500 euros.

Para o diretor-geral da Valorfito, António Lopes Dias “Este é o momento de agradecer aos nossos parceiros por terem aceite esta missão e, connosco, fazerem todos os dias, o possível e o impossível, para que Portugal seja entendido como um país-modelo para o tema da sustentabilidade. Em 2017, face à informação amplamente difundida, já não é aceitável que um produtor ignore qual o destino das embalagens dos produtos que utiliza”.

O local escolhido para a cerimónia foi o hotel Palace Monte real, em Monte Real, Leiria. Este foi um local afetado pelos fortes incêndios de 2017 e que o Valorfito desejou este ano apoiar, realizando a cerimónia nesta localidade.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, “O grande desafio que se coloca agora é o de criar condições para que os setores da nossa economia mais afetados pelo drama dos incêndios voltem a ter condições para se regenerarem e voltarem a desenvolver a sua atividade. A escolha da região para a realização de eventos e reuniões é uma forma de ajudar a nossa economia local a reequilibrar-se, o que constitui a forma mais sustentável de solidariedade.”

Seguiu-se a entrega dos prémios, relevando quem mais se destacou entre os 52 pontos de retoma nomeados. No total havia 12 prémios em competição, os “Prudêncios” – em referência à família Prudêncio, os personagens animados que desde os anos 70 abordam o tema das boas práticas na atividade agrícola.

Dos quase 1000 Pontos de Retoma Valorfito no Continente e nas Regiões Autónomas, destacam-se os três vencedores do prémio Excelência: a empresa A. Cano, de Beja; Manuel Gomes Lourenço, de Meda e em terceiro lugar a empresa Calcob, de Oliveira do Bairro e Vagos. A grande vencedora do prémio Cooperativa foi a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores de Cova da Beira, da região da Covilhã.

PRÉMIOS E PREMIADOS VALORFITO 2017
Prémios Nacionais
 1º LugarA. Cano
Exelência2º LugarManuel Gomes Lourenço
 3º LugarCALCOB – Coop. Agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos, CRL
CooperativaCooperativa Agrícola dos Fruticultores de Cova da Beira

Prémios Regionais

Algarve e IlhasCrescimentoUnicol, SCRL.
AlentejoCrescimentoP. M. Comercial
RibatejoCrescimentoLavricartaxo-Coop. Ag. do Cartaxo
OesteCrescimentoLouricoop
Interior CentroCrescimentoCCAV – Agriloja Viseu
Interior NorteCrescimentoZona Agro, Lda
Litoral CentroCrescimentoArmando Pinho & Filhos, Lda
Litoral NorteCrescimentoIFS Irmãos Faria dos Santos, Lda

Veja aqui a galeria de fotografias do evento

2016
PORTUGAL NA ROTA DAS BOAS PRÁTICAS, COM RESULTADOS A CRESCER EM 2016

O VALORFITO, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, reuniu o sector agrícola e parceiros no passado dia 5 de Maio, em Évora, para a apresentação dos resultados de 2016 e para a entrega dos “Prémios Valorfito 2016” a quem mais contribuiu para o sucesso alcançado.

Perante uma sala cheia, o director geral do VALORIFITO, António Lopes Dias, abriu a sessão destacando os bons resultados deste ano, com a retoma de 53% das embalagens de produtos fitofarmacêuticos colocados no mercado, face aos 47,4% de 2015.

Também o número dos pontos de retoma aumentou no ano passado, existindo neste momento 918 locais activos no nosso país. Nas operações de 2016 os custos variáveis baixaram, devido ao novo contrato entre o VALORFITO e a AMBIMED, prevendo-se a tendência de decréscimo destes custos em 2017.

“Em 2016 continuámos a crescer, e os resultados são bem visíveis. Ainda que precisemos de continuar a informação e penetração em algumas regiões do País, é notória a importância do VALORFITO e o reconhecimento da sua missão a nível nacional”, referiu António Lopes Dias.

“Para o médio prazo vamos procurar alargar a nossa ação a todos os resíduos produzidos pela atividade agrícola, integrando resíduos como as embalagens de adubos e dos fertilizantes, as tubagens da rega e os plásticos”, reforça.

Seguiu-se a entrega dos prémios, relevando quem mais se destacou entre os 90 pontos de retoma nomeados. No total havia 19 “prudêncios”, o nome pelo qual são conhecidas as estatuetas dos prémios, em referência à família Prudêncio, os personagens animados que desde os anos 70 ilustram a informação sobre o tema das boas práticas na actividade agrícola. Em competição estavam as categorias: ‘Quantidade e Crescimento’, a nível regional; e ‘Excelência’, ‘Investimento’, ‘Cooperativa’ e ‘Missão Impossível’, a nível nacional.

Destaque para o prémio “Missão impossível”, uma nova categoria criada em 2015, de carácter extraordinário, que visa reconhecer as iniciativas que permitam aumentar a taxa de retoma nos Distritos em que este indicador está significativamente mais baixo do que a média nacional.

Para o director geral da VALORFITO, António Lopes Dias, “Este já é um momento obrigatório na nossa agenda e de todos os nossos parceiros. O VALORFITO orgulha-se de premiar os Pontos de Retoma, reconhecendo o seu excelente trabalho de colaboração.”

“Sabemos que o sucesso do sistema depende da motivação e empenho dos Pontos de Retoma, não só para uma melhoria quantitativa e qualitativa do VALORFITO, como também para a sua sustentabilidade, através da contribuição que essas funções têm no cumprimento dos objectivos a que o sistema se propõe e a que se obrigou perante a tutela.”, concluiu o responsável.

De relevar ainda o carácter social da iniciativa, uma vez que todos os premiados indicaram uma instituição de solidariedade social a quem é atribuído um cheque no valor de 250€ ou 500€.

PRÉMIOS E PREMIADOS VALORFITO 2016
Prémios Nacionais
ExcelênciaMarreiros, Lda
InvestimentoMarreiros, Lda
Missão ImpossívelJ. Oliveira & Domingues, Lda; Amândio Machado & Ca.Lda
Missão ImpossívelJoaquim D. D. Comba Ribeiro; Manuel Gomes Lourenço, Lda
CooperativaCoop. Agr. Beja e Brinches

Prémios Regionais

Algarve e IlhasQuantidadeMessinagro, Lda.
Algarve e IlhasCrescimentoCoop. Agr. Bom Pastor
AlentejoQuantidadeProtejagro, Lda
AlentejoCrescimentoCoop. Agr. Beringel
RibatejoQuantidadeBorrego Leonor & Irmão, S.A.
RibatejoCrescimentoEdmundo e Almeida Domingos, Lda
OesteQuantidadeCasa Queridos, Lda
OesteCrescimentoRegaoeste, Lda
Interior NorteQuantidadeProrural, Lda
Interior NorteCrescimentoPereiras & Almeida, Lda
Litoral NorteQuantidadeJ. Oliveira & Domingues, Lda
Litoral NorteCrescimentoA. Teixeira da Silva, Lda

Veja aqui a galeria de fotografias do evento

2015
UMA CERIMÓNIA FESTIVA!

O Valorfito celebrou o seu 10ª aniversário na cerimónia de entrega dos Prémios Valorfito 2015, realizada a 11 de março, no Centro Cultural de Cascais. Os 60 Pontos de Retoma nomeados para os Prémios, e outros convidados do setor, brindaram ao crescimento consistente deste Sistema, que desde 2006 foi responsável pela retoma e gestão de 2.336 toneladas de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos.

Uma década de desafios e conquistas por amor à terra e ao serviço da agricultura nacional, resumida em alguns minutos de vídeo, marcou o arranque da cerimónia dos Prémios Valorfito 2015, onde foram distinguidos 14 Pontos de Retoma, nas categorias Quantidade, Crescimento, Cooperativa e Missão Impossível.

O Diretor-Geral do Valorfito fez o balanço de 10 anos de atividade, e enumerou os resultados alcançados: 2.336 toneladas de embalagens retomadas, 840 Pontos de Retoma aderentes e uma Taxa de Retoma próxima dos 50% (em 2015). «Este resultado orgulha-nos e muito se deve ao trabalho de sensibilização realizado pelo Valorfito e pelos seus Pontos de Retoma junto dos agricultores, que revelaram uma mudança de atitude positiva, em prol do meio ambiente», afirmou António Lopes Dias.

PRÉMIOS E PREMIADOS VALORFITO 2015
Prémios Nacionais
Prémio CooperativaCooperativa Agrícola de Beja e Brinches
Prémio Missão ImpossívelZona Agro

Prémios Regionais

Algarve e IlhasQuantidadeMessinagro, Lda.
Algarve e IlhasCrescimentoMarreiros
AlentejoQuantidadeProtejagro
AlentejoCrescimentoCoop. Agrícola de Beja e Brinches
RibatejoQuantidadeBorrego Leonor e Irmão
RibatejoCrescimentoOrivárzea
OesteQuantidadeNeovale
OesteCrescimentoCoopeniche
Interior NorteQuantidadeMário Teixeira da Silva Lda
Interior NorteCrescimentoZona Agro
Litoral NorteQuantidadeJ. Oliveira & Domingues, Lda
Litoral NorteCrescimentoCoop. Agrícola do Bebedouro

Veja aqui a galeria de fotografias do evento

2014
A NOITE DOS PRUDÊNCIO

Ao verdadeiro estilo de Hollywood, o Valorfito homenageou os melhores Pontos de Retoma de 2014 com «Os Prudêncios», os óscares do Valorfito para os distribuidores de produtos fitofarmacêuticos.

A cerimónia realizou-se a 6 de março, nas Antigas Cavalariças do Pestana Palace, em Lisboa, um edifício cheio de glamour e de história, mandado construir no final do século XIX pelo abastado Marquês de Valflor e hoje classificado como Património Nacional.

Dos 70 nomeados, nas categorias Quantidade e Crescimento, a nível regional, e nas categorias Investimento, Excelência e Cooperativa, a nível nacional, 15 Pontos de Retoma levaram para casa a estatueta “Prudêncio”.

No início da cerimónia, o diretor-geral do Valorfito sublinhou o resultado obtido pelo sistema Valorfito em 2014, com uma taxa de retoma de 38,4%, perto da marca psicológica das 300 toneladas recolhidas: «congratulamo-nos pelo crescimento registado ano após ano. Em 2014 superámos o crescimento do mercado e voltámos a superar-nos, com um aumento de 14,4% de embalagens retomadas face a 2013. Estão de parabéns todos os que contribuíram para este excelente resultado, sobretudo os Pontos de Retoma e os agricultores», afirmou António Lopes Dias.

Por parte das entidades que tutelam o Valorfito, João Correia, presidente da ANIPLA, deixou uma palavra de gratidão pelo desempenho do Sistema: «é fantástico olhar para trás e ver o que conseguimos, o mérito é em grande medida dos Pontos de Retoma. Porém, ainda há muito trabalho a fazer para atingirmos as metas a que nos propusemos». Por sua parte, Verter Gomes, presidente da Groquifar, lembrou que «os distribuidores de produtos fitofarmacêuticos são o elo mais importante desta cadeia, porque são eles que aconselham os agricultores, representando um parceiro de que a indústria não pode de modo algum prescindir».

Apesar do crescimento sustentado das taxas de retoma de embalagens, as assimetrias a nível regional persistem. Há um núcleo duro – o Top 20 – de Pontos de Retoma, concentrados sobretudo a Sul do país, que é responsável por 45% do volume de embalagens retomadas. Enquanto, no Interior e Norte do país, regiões de minifúndio, a taxa de retoma continua aquém dos resultados desejados, o que se explica pela idade mais avançada dos agricultores, que são menos sensíveis à mensagem do Valorfito.

Uma das importantes ações a levar a cabo, em breve, pelo Valorfito consiste na realização de um inquérito aos Pontos de Retoma com vista a diagnosticar necessidades e a implementar melhorias no Sistema. Será ainda integrada no inquérito uma questão que visa apurar a quantidade de produtos fitofarmacêuticos obsoletos que cada PR tem nas suas instalações, de forma a conhecer a verdadeira dimensão deste problema.

PRÉMIOS E PREMIADOS VALORFITO 2014

Região
Tipo de Prémio

PR Premiado

1 – Algarve e IlhasQuantidadeMessinagro, Lda.
1 – Algarve e IlhasCrescimentoMarreiros, Lda.
2 – AlentejoQuantidadeProtejagro
2 – AlentejoCrescimentoAgrobeja
3 – RibatejoQuantidadeBorrego Leonor & Irmão, S.A. 
3 – RibatejoCrescimentoPesnil
4 – OesteQuantidadeCasa Queridos
4 – OesteCrescimentoFrutimarte
5 – Interior NorteQuantidadeMário Teixeira da Silva, Lda.
5 – Interior NorteCrescimentoAmândio Machado & Ca., Lda 
6 – Litoral NorteQuantidadeCoop. Ag. Barcelos
6 – Litoral NorteCrescimentoCasolimor
7 – NacionalCooperativaCoop. Ag. Bombarral
8 – NacionalExcelênciaBenagro
9 – NacionalInvestimentoPlantiagro

Veja aqui a galeria de fotografias do evento

2013
A NOITE DOS PRÉMIOS VALORFITO 2013

A cerimónia de entrega dos Prémios valorfito 2013 decorreu a 21 de fevereiro, em Vila Nova de Gaia, nas Caves Graham’s, com uma soberba vista sobre a cidade Invicta. Já o sol se afastava do Rio Douro quando, no final da tarde, os convidados iniciaram uma visita guiada às caves Graham’s, propriedade da família Symington há cinco gerações

Feita a apresentação da casa pelos anfitriões e provados os néctares, deu-se início à cerimónia de entrega dos Prémios Valorfito 2013, para os quais estavam nomeados 70 Pontos de Retoma. A reportagem realizada pelo programa Biosfera da RTP2 sobre resíduos, no qual participou o sistema Valorfito, serviu de preâmbulo, mostrando todo o circuito, desde a entrega das embalagens pelo agricultor no Ponto de Retoma, até ao levantamento e chegada ao local de valorização.

António Lopes Dias, director-geral do Valorfito, fez o ponto de situação sobre a actividade do Valorfito em 2013, destacando a subida de 7% na quantidade de embalagens retomadas – total de 260 toneladas – face ao ano anterior. O que se traduziu numa taxa de retoma de 36%, precisamente o objectivo a que o Valorfito se havia proposto para 2013. O número de Pontos de Retoma Valorfito voltou a subir, com 713 pontos de retoma activos, dos quais 49 novos aderentes. Apesar do aumento, apenas 384 fizeram pedidos de levantamento (um total de 527 pedidos). «Esta diferença aponta claramente para a necessidade de continuar o trabalho de sensibilização junto de toda a rede Valorfito e dos agricultores em geral para que as boas práticas ambientais façam parte do seu dia-a-dia, em particular no que se refere à entrega de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos para valorização», afirma António Lopes Dias.

A Extranet é uma ferramenta de trabalho fundamental para o bom funcionamento do sistema Valorfito. Em 2013, cerca de 80% dos pedidos de levantamento de embalagens foram feitos através desta plataforma informática. O objectivo do Valorfito é que até final de 2014 todos os pedidos de levantamento venham a ser feitos via Extranet, de modo a que o papel desapareça definitivamente do circuito em 2015.

A grande novidade do Valorfito para 2014 é o alargamento da sua actividade de retoma às embalagens vazias de sementes e às embalagens vazias de biocidas para profissionais e, ainda, às embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos de capacidade superior a 250 litros/kg. O Valorfito espera há muito pela licença para juntar estas novas fileiras de resíduos à sua actividade e está convicto que será concedida durante o presente mês de Março.

A Valorfito@ctual mostra-lhe os vencedores e os melhores momentos da cerimónia dos Prémios Valorfito 2013:

PRÉMIOS E PREMIADOS VALORFITO 2013

Região
Tipo de Prémio

PR Premiado

1 – Algarve e IlhasQuantidadeMessinagro Lda
1 – Algarve e IlhasCrescimentoMarreiros Lda Lda
2 – AlentejoQuantidadeProtejagro
2 – AlentejoCrescimentoP. M. Comercial
3 – RibatejoQuantidadeJ. Sobral & Dias
3 – RibatejoCrescimentoEucligomes
4 – OesteQuantidadeCasa Queridos
4 – OesteCrescimentoCCAT-Agriloja Torres Vedras
5 – Interior NorteQuantidadeProrural
5 – Interior NorteCrescimentoAnsiagro
6 – Litoral NorteQuantidadeFernanda Nunes & Silva, Lda
6 – Litoral NorteCrescimentoFagricoop-Coop. Ag. V.N.Famalicão
7 – NacionalCooperativaCoop. Ag. Beja e Brinches
8 – NacionalExcelênciaAgro-Beja
9 – NacionalInvestimentoNão houve candidatos
Troféus 2013: Os troféus dos Prémios Valorfito 2013 foram compostos de acrílico, madeira e rolhas de cortiça. A base dos troféus foi feita por adultos com deficiência mental de uma instituição do concelho de Mafra.

Veja aqui a galeria de fotografias do evento

2012
1ª EDIÇÃO DOS PRÉMIOS VALORFITO 2012

22 de março foi noite de “Óscares”, ou melhor, de “Prudêncios” em Lisboa.
Entre 57 nomeados, 12 Pontos de Retoma arrecadaram as estatuetas Valorfito-to, nas categorias “Excelência”, “Investimento” “Quantidade” e “Crescimento”.

A primeira edição dos Prémios Valorfito, realizada no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa, é o reconhecimento público do excelente desempenho dos Pontos de Retoma Valorfito, que desde a criação do sistema, em 2006, recolheram 1,4 milhões de quilos de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos para valorização.

António Lopes Dias, diretor-geral do Valorfito, inaugurou a cerimónia prestando homenagem ao «grande arquiteto do Valorfito», o saudoso Eng. Armando Murta, a quem dedicou uma nova iniciativa da Sigeru: as Bolsas Armando Murta. Com uma periodicidade bianual, estas bolsas visam premiar o mérito de projetos de investigação e desenvolvimento nas temáticas agrícolas e ambientais e dirigem-se a alunos do ensino superior.

Aplicando a mesma filosofia de responsabilidade social e envolvimento com a sociedade, tão importante no difícil momento que o país atravessa, a Sigeru reservou parte do montante pecuniário dos Prémios Valorfito a instituições de solidariedade social.

Cada um dos Pontos de Retoma vencedores escolheu uma instituição de solidariedade social, na sua região de origem, a quem atribuiu a verba de 250€ (prémios regionais) ou de 500€ (prémios Excelência e Investimento).

O Valorfito dará seguimento a outros desafios no decurso de 2013, entre os quais: uma campanha publicitária na televisão, tendo como protagonista a nova Família Prudêncio, visando sensibilizar os agricultores para as boas práticas agrícolas, em concreto a entrega das embalagens nos Pontos de Retoma; a integração das fileiras da embalagens vazias de sementes e de biocidas na atividade do Valorfito; o projeto EcoEscolas e ainda a segunda edição dos Prémios Valorfito.

No que respeita a metas, é clara a determinação da Sigeru em cimentar o papel da Extranet Valorfito, estimando que, até final do ano, 80% das embalagens sejam entregues usando esta plataforma online como veículo de comunicação entre o Valorfito e os Pontos de Retoma. Não menos ambiciosa é a intenção da Sigeru de duplicar a taxa de recolha de embalagens, atingindo os 60%, até 2017.

Vários dos Pontos de Retoma premiados manifestaram, desde logo o seu empenho em ajudar o Valorfito a cumprir este objetivo.

PRÉMIOS E PREMIADOS VALORFITO 2012

Região
Tipo de Prémio

PR Premiado

1 – Algarve e IlhasQuantidadeMessinagro Lda
1 – Algarve e IlhasCrescimentoMarreiros Lda Lda
2 – AlentejoQuantidadeProtejagro
2 – AlentejoCrescimentoAgrobeja
3 – Ribatejo e OesteQuantidadeJ. Sobral & Dias
3 – Ribatejo e OesteCrescimentoBorrego Leonor e Irmão Lda
4 – Interior NorteQuantidadeProrural
4 – Interior NorteCrescimentoEcocampo
5 – Litoral NorteQuantidadeJ. Oliveira e Domingues Lda
5 – Litoral NorteCrescimentoPinho Maia Lda
6 – NacionalExcelênciaA.Cano
6 – NacionalInvestimentoCasa Caldas

Veja aqui a galeria de fotografias do evento