Valorfito

PROJETO LAVAR É VALORIZAR

Alvos: Utilizadores de produtos fitofarmacêuticos e pontos de retoma.

Objetivo: Sensibilizar agricultores e utilizadores de produtos fitofarmacêuticos para a prática da lavagem das embalagens rígidas destes produtos.

A prática da tripla lavagem das embalagens de produtos fitofarmacêuticos é um procedimento de fácil execução, que reduz a exposição dos agricultores e de todos os intervenientes na cadeia de recolha das embalagens, além da vantagem económica de o agricultor aproveitar a totalidade do produto que
se encontra na embalagem.

A campanha, levada a cabo em todos os espaços de comunicação Valorfito, é
desenvolvida com a colaboração, a uma escala mais local, dos pontos de retoma Valorfito e das Direções Regionais de Agricultura.

Investigação e Desenvolvimento
O Valorfito colabora com a Faculdade de Ciência e Tecnologia (Universidade Nova de Lisboa), para a recolha e análise das amostras de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, com vista a aferir a qualidade atual, em termos de contaminação, destes resíduos. A lavagem das embalagens é essencial para a redução do risco de contaminação das mesmas, podendo mesmo reduzir a concentração de produto fitofarmacêutico para menos de 0,1% face ao peso da embalagem. Até ao momento já foi efetuada a primeira amostragem, referente ao período inicial de 2018, onde foi selecionada uma carga ao acaso, proveniente da zona centro do país, da qual se recolheram as respetivas amostras. Nas próximas recolhas, o mesmo procedimento será realizado para as zonas Norte e Sul, nas diferentes alturas do ano, por forma a obter-se a maior aleatoriedade possível.

Sensibilização e Comunicação

Desde 2018, o valorfito tem realizado várias ações de sensibilização nas regiões agrárias de Portugal continental e ilhas. Complementarmente, foi editado um folheto específico que tem sido difundido por toda a fileira de utilização de produtos fitofarmacêuticos,
por forma a sensibilizar os utilizadores para a prática da tripla lavagem.

Este projeto do valorfito vai manter-se ativo e ser integrado em todas as ações de sensibilização que forem desenvolvidas.

familia prudêncio

Por amor à terra!

Preencha os seus dados no verso deste cartão e entregue-o quando levar o seu saco Valorfito para o ponto de retoma. Em troca receba um par de luvas GRÁTIS adequadas para a aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

Antes de entregar o saco Valorfito com as embalagens proceda do seguinte modo:

  • Faça a lavagem das embalagens de acordo com a
    indicações do rótulo;
  • Inutilize as embalagens e coloque-as num saco Valorfito bem fechado;
  • Guarde o saco com as embalagens no mesmo local onde armazena os produtos fitofarmacêuticos;
  • Quando estiver cheio, entregue o saco num ponto de
    retoma Valorfito, solicitando o comprovativo de entrega.
Não se esqueça: utilize sempre o equipamento de proteção individual adequado quando manuseia produtos fitofarmacêuticos.
CAMPANHA POR AMOR À TERRA
Alvos: Parceiros autárquicos, agricultores de minifúndio e pontos de retoma.
 
Objetivo: Aumentar a taxa de adesão dos pequenos agricultores com o envolvimento das autarquias das regiões de minifúndio.O Valorfito juntou mais um elo à cadeia de sensibilização para as boas práticas na gestão de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos. As juntas de freguesia são convidadas a intervir ativamente, distribuindo informação e sacos Valorfito aos agricultores:

2017 // Por Amor à Terra convidou a autarquia de mação a sensibilizar os agricultores da região Ler +

2019 // Por Amor à Terra Valorfito convidou a autarquia de Cantanhede a sensibilizar os agricultores da região – Apesar desta ação ter sido preparada em 2018, a mesma não foi realizada devido ao facto da região ter sido afetada pelo furacão Leslie. Contudo o projeto foi retomado em 2019.