Com recurso à mais inovadora tecnologia, certifica-se que estes sacos são feitos 100% de material reciclado, promovendo uma estratégia de reutilização e recuperação de recursos, fundamental num contexto de economia circular.
Depois de ter anunciado resultados recorde de recolha de Embalagens Vazias de Produtos Fitofarmacêuticos, Sementes e Biocidas no ano 2021, com um crescimento de 6,3% face às recolhas de 2020 e, pela primeira vez, mais de 500 toneladas de resíduos recolhidos,
Em 2022 o Valorfito vai dar prioridade à comunicação e sensibilização dos agricultores para a entrega das embalagens vazias de Sementes para uso profissional, um segmento com taxas de recolha muito aquém do desejável
Com recurso à mais inovadora tecnologia, certifica-se que estes sacos são feitos 100% de material reciclado, promovendo uma estratégia de reutilização e recuperação de recursos, fundamental num contexto de economia circular.
Em 2020, o Valorfito contribuiu para que se evitassem as emissões de 735 toneladas de CO2 eq. para a atmosfera, o que corresponde a 1876 barris de petróleo, já que por cada kg de resíduos se evitou a emissão de 1,7kg CO2 eq., sendo este um valor relevante e que reflete o contributo fundamental do setor agrícola para o combate às alterações climáticas.
No seguimento da posição pública assumida pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, a propósito da divulgação dos resultados de desempenho do Sistema Integrado de Embalagens e Resíduos em Agricultura (VALORFITO) no ano 2020, vimos esclarecer alguns pontos que nos parecem essenciais para se compreender e enquadrar os referidos resultados.
Num ano especialmente difícil, o Valorfito registou um crescimento de 28% face às recolhas de 2019, com um total de cerca de 500 toneladas de embalagens recolhidas. Um valor histórico, que tem como consequência o crescimento da taxa de retoma global para quase 44%, 5 pontos percentuais acima de 2019.
Para garantir a SEGURANÇA de todos e evitar riscos desnecessários, o Valorfito apela ao rigoroso cumprimento das regras de utilização do Sistema.
VALORFITO relembra e reforça a necessidade de dar destino adequado às embalagens primárias de sementes de utilização profissional.
A Assembleia Legislativa Regional da Madeira, atribuiu um Voto de Congratulação ao Município de São Vicente, pelas boas práticas ambientais, distinguidas com o Prémio valorfito – Nacional Madeira 2019.
Guias Eletrónicas de Acompanhamento de Resíduos, Aplicado ao Sistema Valorfito
Em 2019, a atividade do Valorfito foi abruptamente interrompida, por razões alheias ao sistema, precisamente no auge da campanha agrícola. O impacto foi brutal, mas a nossa recuperação nos últimos 6 meses do ano foi notável.
Ler mais…
A Anipla alerta para a alteração do número de telefone de emergência do CIAV – Centro de Informação Anti-Venenos
mais…
menos
mais…
menos
mais…
menos